A impressionante Chapada Diamantina

Chapada Diamantina
Parque Nacional Chapada Diamantina – Bahia, Brasil

A Chapada Diamantina é certamente um dos destinos mais belos desse nosso Brasil. O parque nacional é enorme, abrangendo uma área de 152.000 ha, e possui uma diversidade ecológica e ambiental inegavelmente gigantesca. 

Para o turista que visita as cidades da região, são cerca de 300 km de trilhas que proporcionam paisagens acima de tudo de tirar o fôlego. Além disso, um total de 33 cachoeiras, 2 cavernas, 10 pontos de escalada, 16 sítios históricos e um pantanal (o pantanal de Marimbus) completam a lista de atrações principais (fonte: www.icmbio.gov.br).

Dentre as principais cidades que servem de abrigo para os visitantes da região temos, em suma, Lençóis (a mais famosa e badalada), Mucugê, Andaraí e ainda Rio de Contas na parte mais ao sul. Enfim, falaremos sobre cada uma delas e suas principais atrações nos tópicos a seguir.

Lençóis, a “capital” da Chapada Diamantina

morro do pai Inacio
Vista do Morro do Pai Inácio – Palmeiras, Bahia

Ao mesmo tempo em que é a mais procurada cidade do parque nacional, Lençóis é também a mais agitada. É uma cidade repleta de história e é em suas redondezas que ficam as atrações inegavelmente mais famosas do parque. 

O pequeno município tem uma população de cerca de 11000 habitantes e, a saber, surgiu durante o século XIX, período no qual ocorreram descobertas de diversas jazidas de diamantes na região. Na época, a saber, Lençóis ficou conhecida como a “capital das lavras” devido a grandiosidade da exploração da pedra preciosa na região e teve até quem a chamasse de “Vila Rica da Bahia” em alusão a Vila Rica que futuramente viria se tornar a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. 

Dentre as principais atrações turísticas da região de Lençóis temos o icônico Morro do Pai Inácio, a Fazenda Pratinha bem como a Cachoeira da Fumaça. Para conhecer todos os detalhes dos pontos turísticos de Lençóis CLIQUE AQUI.

Andaraí, lar do Pantanal Baiano

Pantanal de Marimbus
Pantanal de Marimbus – Andaraí, Bahia

Andaraí, a saber, é uma cidade de aproximadamente 13000 habitantes que fica localizada na parte central da Chapada Diamantina. Além disso, é a terra natal do escritor Herberto Sales e possui uma grande quantidade de cachoeiras e rios em seu território. 

Dentre as principais atrações turísticas daqui estão a cachoeira do Ramalho, a cachoeira do Roncador, o surpreendentemente belo Pantanal de Marimbus, a cachoeira Donana e o distrito de Igatu. Para conhecer todos os detalhes dos pontos turísticos de Andaraí CLIQUE AQUI.

Mucugê e seu cemitério Bizantino

Mucugê
Casarões de Mucugê – Mucugê, Bahia

Primeiramente, Mucugê é uma cidade de aproximadamente 9000 habitantes que fica localizada na parte central da Chapada Diamantina. De fato foi a primeira cidade da região a atrair exploradores sedentos por novas jazidas de pedras preciosas por volta de 1822.

Além disso, suas principais atrações turísticas são o Cemitério Bizantino, o projeto Sempre Viva, as cachoeiras da Piabinha e do Tiburtino e os poços Azuis e Encantados. Esses dois últimos, embora não fiquem no Município de Mucugê, ficam bem próximos (nos municípios de Nova Redenção e Itaetê ,respectivamente), podendo ser visitados em passeios de bate e volta. Ademais, para conhecer todos os detalhes dos pontos turísticos de Mucugê e região CLIQUE AQUI.

Rio de Contas, a cidade mais ao sul da Chapada

Rio de Contas
Igreja de Pedra – Rio de Contas, Bahia

Rio de Contas é a cidade mais ao sul da Chapada Diamantina e tem com efeito aproximadamente 15000 habitantes. As origens da cidade estão em um povoado fundado por escravos alforriados no século XVII.

O Auge de Rio de Contas ocorreu inegavelmente na metade do século XVIII durante a época da exploração de ouro na região. Atualmente os casarões em estilo colonial, que são tombados pelo IPHAM, são o charme da cidadezinha.

Além disso, seus principais pontos turísticos são a cachoeira do Fraga, a Ponte do Coronel e a Fazenda Vaccaro. Para conhecer todos os detalhes dos pontos turísticos de Rio de Contas CLIQUE AQUI.

Contato

Gostou dessas dicas da Chapada Diamantina? Caso tenha qualquer dúvida ou se necessitar de mais informações é só deixar um comentário abaixo, terei o maior prazer em respondê-lo. Se preferir, pode entrar em contato comigo CLICANDO AQUI ou então é só enviar um e-mail para contato@wellsnaestrada.com.br.

Já me segue nas redes sociais?

Para acessar minha página do Instagram CLIQUE AQUI, ou então procure por @wellsnaestrada.

Para acessar minha página do Facebook CLIQUE AQUI, ou então procure por Wellsnaestrada.

Nossa loja de imagens

Para acessar nossa loja de fotos basta CLICAR AQUI, lá você encontrará várias opções de imagens para download ou para adquirir impressa, legal né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 4 =