Tudo sobre Andaraí e suas maravilhas naturais

Andaraí, a saber, é uma cidade de aproximadamente 13000 habitantes que fica localizada na parte central da Chapada Diamantina. Além disso, é a terra natal do escritor Herberto Sales e possui uma grande quantidade de cachoeiras e rios em seu território. 

Dentre as principais atrações turísticas daqui estão a cachoeira do Ramalho, a cachoeira do Roncador, o surpreendentemente belo Pantanal de Marimbus, a cachoeira Donana e o distrito de Igatu.

Cachoeira do Ramalho

A principal cachoeira de Andaraí é ao mesmo tempo a nona mais alta da Chapada Diamantina. A trilha para chegar até ela tem um percurso aproximado de 5,5 km (ida) e é de dificuldade moderada, durando em média 1:30 h a 2:00 h. A beleza da trilha e da cachoeira é com toda a certeza fenomenal e é recomendado conhecê-la no período de chuvas que é quando ela estará em seu máximo explendor. 

Pantanal de Marimbus

Pantanal de Marimbus
Pantanal de Marimbus – Andaraí, Bahia

Sabia que na Chapada Diamantina existe um pantanal? Não chega a ter a grandiosidade do famoso Pantanal Mato Grossense mas é tão belo quanto! A saber, esse é o Pantanal de Marimbus e seu principal acesso é feito pela cidade de Andaraí. 

Essa maravilha da natureza é o local em que todos os rios do parque nacional deságuam, criando esse incrível visual. 

Por lá é possível observar diversas espécies de pássaros, vitórias-régias, garças, sem contar o barulho acalmante das águas do rio. O recomendável é ir bem cedo para o passeio pois assim você conseguirá observar muito mais vida no ecossistema do local. Começamos o passeio na fazenda Marimbus onde embarcamos em canoas e seguimos o rio até um local ideal para banho. A duração média é de 3 h, sendo possível, dessa forma, aproveitar o restante do dia para fazer outro passeio. 

Cachoeira do Roncador

Cachoeira do Roncador – Andaraí, Bahia

A Cachoeira do Roncador é uma das atrações mais legais da cidade de Andaraí pois consiste em duas partes distintas. A parte de cima, onde existem piscinas naturais nas quais a água faz uma espécie de hidromassagem natural e a parte de baixo na qual há a cachoeira e seu poço. Além disso, na parte de baixo existe uma praia de rio bem tranquila para banho.

Para se chegar até lá é necessária uma trilha de aproximadamente 5 km de dificuldade fácil. Ao fim dessa trilha chegamos à Fazenda Roncador, local que tem um casarão que funciona como restaurante com fogão a lenha e pousada e que fica bem ao lado da cachoeira. A comida lá servida é deliciosa e recomendo que conheça as cachoeiras pela manhã, almoce, descanse no casarão e só depois faça a trilha de retorno. 

Cachoeira Donana

Cachoeira Donana – Andaraí, Bahia

Mais uma das cachoeiras do município de Andaraí, a cachoeira Donana antes de tudo fica pertinho da cidade (5 km), às margens da rodovia BA-142, o que significa que você pode chegar de carro até ela. 

O acesso até seus poços é feito pro uma pequena trilha de dificuldade leve que começa na lojinha de artesanatos e lanchonete Toca do Morcego. Nessa loja ainda existe um mirante do qual é possível avistar todo o esplendor da cachoeira. Ademais, não é cobrada nenhuma taxa de visitação seja para o mirante ou para a cachoeira. 

Além disso, devido a sua proximidade da cidade e facilidade de acesso, não necessita de guia e pode ser combinado com outro atrativo no mesmo dia. Recomendo que faça a visita no retorno do vilarejo de Igatu, pois já é caminho de retorno para a cidade de Andaraí. 

Vilarejo de Igatu

Estrada para Igatu – Andaraí, Bahia

O vilarejo de Igatu é um daqueles lugares que de tão bucólico parece saído de um romance. A saber, Igatu é um distrito de Andaraí que tem cerca de 400 habitantes e que preserva uma herança histórica muito forte. Todas as suas ruas são de pedra, incluindo a estrada de acesso, e as casas são do tempo do garimpo de diamantes. 

Distante 14 km de Andaraí, seu acesso é fácil caso você esteja de carro, não necessitando de guia para chegar até lá. Antes de mais nada, o vilarejo é um museu a céu aberto que conta a história da ascensão e declínio do garimpo de diamantes na região (há quem a chame de Machu Pitcchu baiana). 

Ainda, existem algumas pequenas cachoeiras ao redor do distrito, mas que não são legais para banho por serem bem pequenas mesmo. O recomendável é ir em Igatu para conhecer a história e beleza do local e, no retorno, parar na cachoeira Donana para banho. Por fim, a estrada para Igatu é maravilhosa, apresentando vistas incríveis ao longo do caminho. 

Contato

Gostou dessas dicas de Andaraí? Caso tenha qualquer dúvida ou se necessitar de mais informações é só deixar um comentário abaixo, terei o maior prazer em respondê-lo. Se preferir, pode entrar em contato comigo CLICANDO AQUI ou então é só enviar um e-mail para contato@wellsnaestrada.com.br.

Já me segue nas redes sociais?

Para acessar minha página do Instagram CLIQUE AQUI, ou então procure por @wellsnaestrada.

Para acessar minha página do Facebook CLIQUE AQUI, ou então procure por Wellsnaestrada.

Nossa loja de imagens

Para acessar nossa loja de fotos basta CLICAR AQUI, lá você encontrará várias opções de imagens para download ou para adquirir impressa, legal né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =