João Pessoa, a capital paraibana

João Pessoa
Vista da Capital Paraibana – João Pessoa, PB

História e curiosidades

João Pessoa é conhecida como “porta do sol” devido ao fato de lá estar localizada a ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, sendo, dessa forma, o local onde o sol nasce primeiro no continente americano. A cidade mais verde do Brasil possui aproximadamente 800 mil habitantes e é muito limpa e organizada.

Ademais, sabia que João Pessoa é considerada pela organização International Living como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria?

A capital paraibana foi funda da em 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. É considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, inegavelmente devido a sua riquíssima herança histórica, visto que possui um vasto patrimônio, similar ao de Olinda em Pernambuco.

Principais pontos turísticos de João Pessoa

Além de o estado da Paraíba ter praias lindíssimas, a cidade de João Pessoa também oferece ao turista diversas outras atrações que merecem ser consideradas em seu roteiro. É possível conhecer um pouco mais da história no centro da cidade ou desfrutar da noite paraibana, ou ainda visitar a famosa Ponta do Seixas. Acima de tudo isso, João Pessoa vai te surpreender com a beleza da cidade e das Praias próximas.

O centro histórico da cidade é repleto de construções do século 16. São cerca de 700 edificações e 37 hectares de área tombada, incluindo praças, ruas e parques históricos. É lá que fica a igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que sobretudo funciona como um convento e tem uma forte influencia barroca. A visita é feita com guia e recomendo bastante a experiência.

Dentre as praias urbanas, as mais famosas são as de Tambaú, Cabo Verde e Bessa, as quais oferecem boa estrutura com boas barracas, bares e restaurantes. Porém, é nas praias mais afastadas da cidade que você encontrará paisagens deslumbrantes e rústicas, principalmente no litoral sul, conforme abordaremos nos parágrafos abaixo.

Nascer do sol João Pessoa
Nascer do sol em Tambaú – João Pessoa, PB

Principais Praias

É no litoral sul da Paraíba que ficam as praias mais belas. Dentre elas, as mais bonitas são as de Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba.

Praia de Tabatinga

A praia de Tabatinga fica a aproximadamente 33 km da capital e tem uma beleza natural inegavelmente sensacional. As falésias cercam a faixa de areia e a água morna do mar proporo mar apresenta uma agua morna, deliciosa para banho. Além disso, o mar aqui é bem calmo pois a praia fica protegida por recifes. O ponto negativo é a falta de estrutura no local, visto que não há nenhum restaurante ou bar, mas isso torna a praia ainda mais bela em minha opinião.

praia de Tabatinga
Praia de Tabatinga – Conde, PB

A dica então é conhecer Tabatinga pela manhã e no horário do almoço ir para a praia do Coqueirinho que é próxima de lá.

Praia do Coqueirinho

Ao contrário de Tabatinga, Coqueirinho oferece uma estrutura completa ao turista. Existem vários bares e restaurantes na areia, o que a faz ser mais cheia também. A praia é igualmente bela e fica a apenas 3 km de Tabatinga. Da mesma forma que sua vizinha, existem falésias e é repleta de coqueiros, os quais fazem o visual do local ser de tirar o fôlego.

Praia do coqueirinho
Praia de Coqueirinho – Conde, PB

Praia de Tambaba

A praia de Tambaba fica a 39 km ao sul de João Pessoa, após a praia de Coqueirinho. Aqui há um detalhe que a torna bastante diferente das demais: só é permitido o acesso àqueles que tiram sua roupa por completo. Isso mesmo, a praia de Tambaba é uma praia de nudismo! Mas para a alegria daqueles que não curtem essa vibe, uma primeira parte da praia é “normal”, ou seja, não é permitido ficar nu.

Tambaba, assim como as outras duas praias que falamos, é bastante bela e possui falésias e piscinas naturais. Recomendo bastante a visita, ainda que apenas na parte menor na qual não é necessário ficar nu.

Pôr do Sol em Cabedelo

Quer apreciar um pôr do sol de tirar o fôlego ao som famoso Bolero de Ravel? Em Cabedelo, cidade vizinha a João Pessoa, este espetáculo ocorre todos os dias ao som do músico Jurandy do Sax, que faz sua performance a bordo de um barquinho a remo na orla fluvial do Jacaré. Para apreciar este espetáculo você o faz das margens do rio ou embarca em um dos catamarãs que saem do local. Além de admirar o pôr do sol, o catamarã passa pela orla com um narrador contando curiosidades sobre a praia e sobre o músico. A duração média do passeio é de noventa minutos.

Do mesmo modo, uma outra opção existente é alugar um stand up ali no local e apreciar o show do Jurandy e do sol de pertinho.

Vida noturna em João Pessoa

João Pessoa não é muito conhecida por ter uma vida noturna agitada, mas a orla de Tambaú é muito movimentada e tem várias opções de bares e restaurantes. Além disso, ir na Paraíba e não dançar forró é pecado, não concorda? E existem vários bares que são movidos a esse ritmo. Às segundas tem no Fellini, quinta feira tem no Forró PB e nas sextas e sábados o arrasta pé é no KS Bar. Recomendo que conheça pelo menos um desses durante sua estadia.

Hospedagem

Minha recomendação é que fique hospedado na orla de Tambaú e é neste local que fica o icônico hotel Tambaú. O hotel foi construído nas areias da praia e possui um formato arredondado que chama atenção de todos que passam por ali. Os quartos são confortáveis e espaçosos e o atendimento é primoroso. Ademais, uma dica é se hospedar em um apartamento com vista para o mar e acordar bem cedo para apreciar o nascer do sol.

Contato

Gostou dessas dicas de João Pessoa? Caso tenha qualquer dúvida ou se necessitar de mais informações é só deixar um comentário abaixo, terei o maior prazer em respondê-lo. Se preferir, pode entrar em contato comigo CLICANDO AQUI ou então é só enviar um e-mail para contato@wellsnaestrada.com.br.

Já me segue nas redes sociais?

Para acessar minha página do Instagram CLIQUE AQUI, ou então procure por @wellsnaestrada.

Para acessar minha página do Facebook CLIQUE AQUI, ou então procure por Wellsnaestrada.

Nossa loja de imagens

Para acessar nossa loja de fotos basta CLICAR AQUI, lá você encontrará várias opções de imagens para download ou para adquirir impressa, legal né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 19 =