Como conhecer os belíssimos Lençóis Maranhenses

A cerca de 250 km de São Luis, está localizado o povoado de Barreirinhas que abriga o parque nacional dos Lençóis Maranhenses. Certamente quem visita o local entende o motivo de ser um dos mais procurados destino turísticos do Brasil. Os cenários formados por enormes dunas de areia branquinha e lagoas com águas azuis e transparentes é inegavelmente encantador. 

lanais maranhenses
Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, MA

Embora fique muito longe da capital, a viagem de bate e volta compensa pela beleza exuberante do lugar. Mas caso prefira, é possível ficar hospedado em Barreirinhas e curtir mais do que o parque nacional tem a oferecer. Aliás, existem certos passeios que só são possíveis de serem feitos por quem está hospedado por lá, como curtir o pôr do sol nas dunas.

Melhor época para visitação

Um aviso importante: não é durante todo o ano que as lagoas ficam cheias! Assim, durante o período de seca elas ficam vazias. Portanto, ainda que o parque seja belíssimo também na seca, o ideal é visitar entre os meses de julho e setembro que é o período após as chuvas ocorridas no primeiro semestre.

Chegando aos Lençóis Maranhenses

O acesso às dunas somente é possível por veículos 4×4 e com um guia credenciado, que nos levam até um ponto de apoio aos pés do primeiro paredão de areia. Primeiramente, para entramos nos Lençóis Maranhenses propriamente ditos é necessário escalar essa primeira duna que tem cerca de 40 metros de altura. Entretanto, todo o esforço é recompensado com uma primeira visão do paraíso que é o local. A partir daí iniciamos uma caminhada de aproximadamente uma hora para conhecer as lagoas de água doce e que proporcionam um banho maravilhoso em suas águas quentinhas.

ponto de apoio lençóis maranhenses
Ponto de apoio aos pés das dunas – Barreirinhas, MA

Existem diversos roteiros pelo parque, sendo possível até mesmo atravessá-lo caminhando (um percurso que leva cerca de 3 a 5 dias para ser concluído). Dentre os passeios de um dia, os mais famosos são os circuitos da Lagoa Azul, da Lagoa Bonita e da Lagoa da Esmeralda, contudo o primeiro é o mais famoso e mais procurado. Foi este que fiz em um bate e volta de São Luis e valeu cada km percorrido. O passeio saindo da capital maranhense custa em média R$ 150,00 por pessoa.

Ver os Lençóis Maranhenses por cima

Outra opção para se conhecer melhor a grandeza do parque é através de um sobrevoo do local. O preço médio é de R$ 300,00 por pessoa para um passeio de aproximadamente meia hora em um avião monomotor.

Para quem escolhe ficar hospedado em Barreirinhas para aproveitar melhor o parque e fazer os passeios mais longos, incluindo vislumbrar o pôr do sol nas dunas, existem diversas agencias de turismo no povoado que irão te atender com pacotes e preços especiais.

lagoa colorida lençóis maranhenses
Beleza das lagoas dos Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, MA

Por fim, vale ressaltar que há outro acesso ao parque pela cidade de Santo Amaro do Maranhão, que fica a cerca de 240 km de São Luis. Porém, o acesso mais famoso é feito por Barreirinhas.

Contato

Gostou dessas dicas de passeio para os Lençóis Maranhenses? Caso tenha qualquer dúvida ou se necessitar de mais informações é só deixar um comentário abaixo, terei o maior prazer em respondê-lo. Se preferir, pode entrar em contato comigo CLICANDO AQUI ou então é só enviar um e-mail para contato@wellsnaestrada.com.br.

Já me segue nas redes sociais?

Para acessar minha página do Instagram CLIQUE AQUI, ou então procure por @wellsnaestrada.

Para acessar minha página do Facebook CLIQUE AQUI, ou então procure por Wellsnaestrada.

Nossa loja de imagens

Para acessar nossa loja de fotos basta CLICAR AQUI, lá você encontrará várias opções de imagens para download ou para adquirir impressa, legal né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =