Todos os detalhes sobre a belíssima Rio de Contas

Igreja de Pedra Rio de Contas
Igreja de Pedra – Rio de Contas, Bahia

Primeiramente, Rio de Contas é a cidade mais ao sul da Chapada Diamantina e tem aproximadamente 15000 habitantes. As origens da cidade estão em um povoado fundado por escravos alforriados no século XVII.

Além disso, o Auge de Rio de Contas ocorreu na metade do século XVIII durante a época da exploração de ouro na região. Atualmente os casarões em estilo colonial, os quais são tombados pelo IPHAM, são o charme da cidadezinha. Por fim, seus principais pontos turísticos são a cachoeira do Fraga, a Ponte do Coronel e a Fazenda Vaccaro.

Cachoeira do Fraga

Cachoeira do Fraga
Cachoeira do Fraga – Rio de Contas, Bahia

A cachoeira mais famosa e a de mais fácil acesso em Rio de Contas é a do Fraga. Fica muito próxima à cidade, aproximadamente 5 minutos de carro, sendo possível parar o carro ao lado da cachoeira. A saber, o único obstáculo para acessar o poço da parte inferior é uma pequena descida um pouco íngreme.

A cachoeira é perfeita para banho, pois,além de formar um poço bem grande, tem uma profundidade ideal (não cobrindo uma pessoa de 1,75 m em nenhum ponto). O único cuidado que se deve ter é para não ultrapassar algumas placas de perigo que existem no local. Esses avisos não são a toa, já ocorreram diversos acidentes com pessoas que não respeitaram essa sinalização, alguns inclusive fatais.

Além disso, na parte superior da cachoeira existe um barzinho que serve bebidas e diversos tipos de petiscos.

Ponte de Coronel

A Ponte do Coronel é atualmente o ponto turístico mais visitado em Rio de Contas. Fica localizada a aproximadamente 13 km do centro e a estrada de acesso, embora seja de terra, é de boa qualidade. O local consiste de um rio bem tranquilo que forma várias corredeiras e poços com profundidades variáveis e bem tranquilos para banho.

O local possui uma estrutura bem modesta, dispondo de alguns bares e lanchonetes que servem bebidas e petiscos. Devido à proximidade com a Fazenda Vaccaro, é recomendável que concilie esse passeio com a ida à fazenda, visto que lá há uma estrutura completa pra almoço.

Fazenda Vaccaro

 A Fazenda Vaccaro fica localizada na mesma direção que a Ponte do Coronel, porém a cerca de 9 km do centro da cidade. Além de oferecer opções de Day use, ela é um hotel, desse modo é possível ficar hospedado por lá caso deseje (há opções de camping e chalés construídos em cima de árvores).

A estrutura do local é completa para receber o turista, tendo restaurante e alguns bares espalhados pela propriedade. O rio que passa por lá é bem tranquilo para banho. Os donos do local fizeram algumas piscinas naturais ao longo do rio e as pedras em um dos pontos foram moldadas de modo a ser formado um escorregador. É necessário cuidado caso não saiba nadar, pois em alguns pontos a profundidade das piscinas cobre facilmente uma pessoa de 1,80 m.

Além disso, na Fazenda Vaccaro é produzida a cachaça mais famosa da região, a Serra das Almas. Essa é saborosa e já foi premiada como uma das cachaças mais deliciosas do Brasil. É possível fazer um tour pelas instalações e conhecer o processo de fabricação.

Por fim, ainda existe na fazenda uma trilha que leva a três mirantes, sendo que o mais distante deles está a uma distância de 300 metros. A vista é muito bonita e vale a pena conferir.

Contato

Gostou dessas dicas de Rio de Contas? Caso tenha qualquer dúvida ou se necessitar de mais informações é só deixar um comentário abaixo, terei o maior prazer em respondê-lo. Se preferir, pode entrar em contato comigo CLICANDO AQUI ou então é só enviar um e-mail para contato@wellsnaestrada.com.br.

Já me segue nas redes sociais?

Para acessar minha página do Instagram CLIQUE AQUI, ou então procure por @wellsnaestrada.

Para acessar minha página do Facebook CLIQUE AQUI, ou então procure por Wellsnaestrada.

Nossa loja de imagens

Para acessar nossa loja de fotos basta CLICAR AQUI, lá você encontrará várias opções de imagens para download ou para adquirir impressa, legal né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =