Salvador, a histórica capital baiana

Vista da praia do Rio Vermelho – Salvador, BA

Curiosidades e história

Salvador, a capital da Bahia. Cidade conhecida em todo o Brasil e no resto do mundo por sua gastronomia, música e arquitetura características. Quem nunca ouviu falar em acarajé e axé? Além disso, a influência africana tem uma presença marcante na cidade, e a torna o centro da cultura afro-descendente no Brasil.

Sabia que Salvador é uma das cidades mais antigas da América Latina? Foi fundada por Tomé de souza em 1549. Além disso, é a cidade mais populosa do nordeste brasileiro, com uma população de mais de 2,8 milhões de habitantes em 2019.

Ademais, o carnaval de Salvador é a maior festa de rua do mundo, e reúne todos os anos milhões de foliões de diversas partes do planeta.

Principais pontos turísticos de Salvador

Mas nossa meta aqui é falar para vocês de turismo, então, trago nos próximos parágrafos alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Recomendo bastante que considere incluí-los no seu roteiro.

Pelourinho

Não apenas é um dos centros históricos mais característicos do Brasil, como apresenta uma arquitetura colonial inconfundível. Carinhosamente conhecido como Pelô, fica localizado no bairro de mesmo nome, que é formado por ruas estreitas, repletas de ladeiras e com calçamento de pedras. Por lá você irá encontrar não só lojas e vendedores ambulantes como também artistas de rua, que oferecem diversos produtos e lembrancinhas, trazendo entretenimento aos visitantes.

Se não prestar atenção no horário, você passa o dia inteiro andando pelas ruas, mas em meio turno dá para conhecer bastante coisa, e é este o tempo que recomendo para a visita. Inclusive, neste mesmo tempo, dá para conhecer o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo devido à proximidade entre eles.

Mas o ponto mais famoso do local é o Largo do Pelourinho, onde também está localizada uma das casas de Jorge Amado, famoso escritor e poeta baiano. Atualmente a casa funciona como um museu e pode ser visitada caso deseje conhecer um pouco mais sobre a história e as obras do poeta.

Recomendo muito cuidado com seus pertences, pois nas ruas do Pelourinho é comum ocorrerem furtos e até assaltos.

Elevador Lacerda

Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo e liga a cidade baixa à cidade alta , alem de ter uma vista sensacional da Bahia de todos os santos da parte superior. Dá para conhecer no mesmo dia do Pelourinho, pois fica muito próximo de lá. Experimente o sorvete vendido na parte de cima, tenho certeza que irá adorar.

Mercado Modelo

É um mercado de artesanatos localizado na cidade baixa. Para chegar até lá basta descer pelo Elevador Lacerda, podendo ser conhecido dentro da visita ao Pelourinho. La ficam localizados dois dos restaurantes mais tradicionais de culinária baiana: o Camafeu de Oxossi e o Maria de São Pedro (este ultimo com 80 anos de história). Tanto quanto o pelourinho, tem uma importância histórica enorme.

Farol e praia da Barra

Farol da Barra – Salvador, BA

O Farol da Barra (Farol de Santo Antônio) foi o segundo farol construído nas Américas. O lugar é maravilhoso tanto quanto para passear pelo calçadão da Barra ou praticar atividades físicas. Ao longo do calçadão existem diversos bares e restaurantes, com funcionamento que vai até a noite.

Ao lado do farol há um acesso para a praia da Barra. Caso deseje dar um mergulho no mar, a areia pode ser acessada por este ponto. Próximo dali há a praia do Porto da Barra, que é um local muito procurado por banhistas devido a tranquilidade do mar.

Atrás do farol é possível presenciar um pôr do sol de tirar o fôlego! Recomendo bastante a experiência, pois tenho certeza que irá adorar.

Principais praias de Salvador

Já que estamos tratando de uma capital do nordeste, não podemos ficar sem falar das praias. Do mesmo modo que as praias do Farol e do Porto da Barra que já comentamos acima, Salvador tem diversas outras, trazemos as principais no próximo parágrafo. A foto abaixo mostra o pôr do sol na praia de Ondina.

Pôr do Sol visto da praia de Ondina – Salvador, BA

Mas as praias mais belas da cidade estão localizadas no litoral norte e são acessadas pela Avenida Luis Viana (Famosa Avenida Paralela). São elas: praia de Itapuã, praia do Buracão, praia de Stella Maris, praia do Flamengo, praia de Piatã, praia de Jaguaribe e praia de Amaralina. Recomendo incluir algumas em seu roteiro. No entanto, caso tenha poucos dias na cidade, uma forma de aproveitar melhor as praias é visitando duas por dia (uma pela manhã e outra pela tarde).

Ainda existe a possibilidade de conhecer outras praias mais afastadas, que não ficam no município de Salvador, mas sim de cidades da região metropolitana. Algumas delas ficam bem distantes da capital, como a praia do Forte, que fica localizada a aproximadamente 80 km do centro. Por fim, no litoral norte da Bahia existem também diversos resorts como o Iberostar Praia do Forte, o Iberostar Bahia, o Grand Palladium, e o Sauípe Resorts, os quais oferecem um serviço de altíssima qualidade.

Vida noturna em Salvador

Se você gosta de um agito a noite, o bairro do Rio Vermelho é famoso por seus bares e boates e é para lá que você deve ir para encontrar os melhores points da cidade. É comum o movimento atravessar a noite até o raiar do dia, principalmente nos finais de semana.

Por outro lado, para quem procura um lugar um pouco mais tranquilo, recomendo os bares e restaurantes do Bahia Marina. A foto abaixo é do deck de um dos restaurantes de lá.

Vista de um dos decks do Bahia Marina – Salvador, BA

Gostou dessas dicas de passeios em Salvador? Caso tenha qualquer dúvida ou se necessitar de mais informações é só deixar um comentário abaixo, terei o maior prazer em responde-lo. Se preferir, pode entrar em contato comigo CLICANDO AQUI ou então é só enviar um e-mail para contato@wellsnaestrada.com.br.

Aproveito para convidar-lo a me seguir nas redes sociais. Meu Instagram e meu Facebook estão sempre trazendo informações interessantes em primeira mão para vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − catorze =